Pesquisas são das áreas de biodiversidade, ciências de alimentos e ciências agrárias
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem, dia 14 de agosto, o resultado preliminar da 19º edição do Prêmio Capes de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em 2022.
Três egressos de programas de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) receberam menções honrosas por suas pesquisas: Cecília Ferreira de Mello, Augusto Bene Tome Constantino e Erinaldo Gomes Pereira.
A edição 2023 teve 1.469 trabalhos inscritos que foram avaliados de acordo com a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.
A bióloga Cecília Ferreira de Mello, mestra e doutora em Biologia Animal, recebeu menção honrosa na área de biodiversidade pela pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal (PPGBA/UFRRJ), sob orientação do professor Jerônimo Augusto Fonseca Alencar.
Intitulado Taxocenose e Morfologia de Mosquitos (Diptera: Culicidae) com ênfase na Tribo Mansoniini em áreas de aproveitamento Hidrelétrico na Amazônia, estado de Rondônia – Brasil, o trabalho teve como principal objetivo estudar a bioecologia e a morfologia de mosquitos com ênfase na tribo Mansoniini em áreas do aproveitamento hidrelétrico na Amazônia – UHE – JIRAU. A tese pode ser consultada na íntegra aqui.
Na área de ciências dos alimentos, o pesquisador Augusto Bene Tome Constantino, mestre em Farmácia e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos, foi agraciado pelo trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UFRRJ), sob orientação do professor Edwin Elard Garcia Rojas.
A pesquisa foi nomeada Obtenção de proteínas e amido de amaranto e sua aplicação em coacervação complexa para carreamento de compostos bioativos em produtos alimentícios.
Já na área de ciências agrárias, o agrônomo Erinaldo Gomes Pereira, mestre e doutor em Agronomia, foi condecorado pela pesquisa feita no Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do Solo (CPGA-CS/UFRRJ), com orientação dos professores Manlio Silvestre Fernandes e Leandro Azevedo Santos.
A tese se intitula Contribuição de variações no perfil de metilação do DNA e alterações metabólicas e fisiológicas para a adaptação de plantas de arroz (Oryzasativa L.) a sistemas de cultivo com baixo teor de nitrogênio.
A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese está prevista para acontecer em dezembro.
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/divulgado-resultado-preliminar-do-premio-capes-de-tese
Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)
Últimas Notícias