Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

UFRRJ recebe três menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2023

Pesquisas são das áreas de biodiversidade, ciências de alimentos e ciências agrárias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem, dia 14 de agosto, o resultado preliminar da 19º edição do Prêmio Capes de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em 2022.

Três egressos de programas de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) receberam menções honrosas por suas pesquisas: Cecília Ferreira de Mello, Augusto Bene Tome Constantino e Erinaldo Gomes Pereira.

A edição 2023 teve 1.469 trabalhos inscritos que foram avaliados de acordo com a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Conheça os premiados da UFRRJ:

A bióloga Cecília Ferreira de Mello, mestra e doutora em Biologia Animal, recebeu menção honrosa na área de biodiversidade pela pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal (PPGBA/UFRRJ), sob orientação do professor Jerônimo Augusto Fonseca Alencar.

Intitulado Taxocenose e Morfologia de Mosquitos (Diptera: Culicidae) com ênfase na Tribo Mansoniini em áreas de aproveitamento Hidrelétrico na Amazônia, estado de Rondônia – Brasil, o trabalho teve como principal objetivo estudar a bioecologia e a morfologia de mosquitos com ênfase na tribo Mansoniini em áreas do aproveitamento hidrelétrico na Amazônia – UHE – JIRAU. A tese pode ser consultada na íntegra aqui.

Na área de ciências dos alimentos, o pesquisador Augusto Bene Tome Constantino, mestre em Farmácia e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos, foi agraciado pelo trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UFRRJ), sob orientação do professor Edwin Elard Garcia Rojas.

A pesquisa foi nomeada Obtenção de proteínas e amido de amaranto e sua aplicação em coacervação complexa para carreamento de compostos bioativos em produtos alimentícios.

Já na área de ciências agrárias, o agrônomo Erinaldo Gomes Pereira, mestre e doutor em Agronomia, foi condecorado pela pesquisa feita no Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do Solo (CPGA-CS/UFRRJ), com orientação dos professores Manlio Silvestre Fernandes e Leandro Azevedo Santos.

A tese se intitula Contribuição de variações no perfil de metilação do DNA e alterações metabólicas e fisiológicas para a adaptação de plantas de arroz (Oryzasativa L.) a sistemas de cultivo com baixo teor de nitrogênio.

A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese está prevista para acontecer em dezembro.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/divulgado-resultado-preliminar-do-premio-capes-de-tese 

Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)