Dentro da programação dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o tema “Patrimônio, Cultura e Sociedade” foi o assunto abordado em uma Roda de Conversa entre alunos do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. A professora Raquel Alvitos, do PPGPACS (Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade) foi quem coordenou a atividade. Após o evento, ela explicou como se desenvolveu o bate-papo entre os estudantes.
Segundo a Professora Raquel, a Roda de Conversa surgiu da necessidade de pensar com os alunos do Ensino Médio, que prestigiaram a Mostra de Cursos da SNCT, a questão do Patrimônio e da atualidade dele.
Segundo ela, pelo texto da Constituição de 1988, “Patrimônio são referências culturais materiais e imateriais, portadoras de referenciais relativamente à ação, memória e identidade, trazendo à tona uma questão fundamental: a questão da pluralidade e da diversidade. Portanto, na visão da Professora do PPGPACS, o Patrimônio não funciona apenas como um campo de construção de sentido, mas constitui-se numa potente ferramenta de intervenção social.
Ela assinalou que através do campo do Patrimônio, temos elaborado uma noção de pluralidade e diversidade, que tem produzido frutos importantes no campo da Justiça Social, do Bem Comum e da diminuição de preconceitos e da Cidadania, como um todo. A Roda de Conversa serviu para provocar os alunos participantes a partir de uma dinâmica que faz pensar: “o quê é o Patrimônio”, a importância dele e o uso e sua apropriação na construção de um mundo melhor.
A atividade, de acordo com a Professora Rachel Alvitos, foi plena de êxito, pois apesar de muitos estudantes participantes nunca haviam estado dentro de uma universidade, a ideia era um pouco provocá-los para se colocarem numa conversa sobre o Patrimônio. Houve também a participação de alunos de diversos cursos do Instituto Multidisciplinar, que ajudaram a criar essa dimensão no âmbito do diálogo e da interlocução, que é a universidade. Ela acrescentou que a Roda de Conversa ajudou a quebrar um pouco o paradigma da hierarquização, muito comum em sala de aula, onde o professor está numa posição de destaque e acima do nível do solo, onde ficam as carteiras dos estudantes.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ
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