Inscrições abertas para representantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente

A Reitoria da UFRRJ publica edital para a eleição de novos representantes docentes que deverão compor a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).  As inscrições vão até 25 de fevereiro de 2022, e as eleições ocorrerão de 15 a 17 de março de 2022.

Serão escolhidos 01 (um) representante titular e 01 (um) representante suplente de cada Classe da Carreira de Docentes do Magistério Superior (Assistente B, Adjunto C e A, Associado D e Titular E); 02 (dois) representantes titulares e 02 (dois) representantes suplentes da Classe de Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Acesse o edital para saber os critérios e documentos para as inscrições,  clique aqui

Quais são as atribuições da CPPD em uma Instituição Federal de Ensino?

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) foi instituída pela Lei 12.772/2012 para assessorar os colegiados competentes ou os reitores em cada Instituição Federal de Ensino (IFE) a fim de formular e acompanhar a execução da política de pessoal docente.

De acordo com a Lei, a comissão é eleita pelos docentes para atuar no assessoramento referente à avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional, dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas,  contratação e admissão de professores efetivos e substitutos, alteração do regime de trabalho docente, solicitação de afastamento de docentes para estudos de pós-graduação, e liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, entre outros.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ (CCS/UFRRJ)