Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

IM/UFRRJ recebe seminário de Educação Especial

O Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu, sediou o I Seminário Intersetorial de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, realizado em 21 de novembro passado. O evento foi organizado pelo Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), vinculado ao Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI), em parceria com o Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense. A iniciativa contou ainda com apoio do colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ.

Com presença do Reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, o seminário reuniu pesquisadores e autoridades de municípios do Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir a intersetorialidade na promoção do desenvolvimento integral das pessoas que fazem parte do público da Educação Especial. Durante o seminário, também foi lançado o Fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que conta com a adesão de 46 redes de ensino (incluindo a rede estadual), além de pesquisadores da Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ.

De acordo com os organizadores, “os diálogos entre os participantes foram extremamente relevantes para o fortalecimento das ações e atividades desenvolvidas na área de Educação Especial, visando a promoção da inclusão, acessibilidade e o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência”.

Como resultado do evento, foi aprovada a Carta de Nova Iguaçu sobre Educação Inclusiva, na qual os integrantes do Fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assumem o compromisso de ampliar o diálogo entre a educação superior e a educação básica, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento e a consolidação das políticas de educação inclusiva dos estudantes que integram o público da Educação Especial.

Para os realizadores do seminário, “esse processo demanda um esforço inovador e, sobretudo, intersetorial, ou seja, que envolva a Educação e outros setores governamentais como saúde, assistência social, entre outros”.

Além do Reitor da Rural, a mesa de abertura do evento teve a presença das seguintes autoridades: deputada estadual Élika Takimoto, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); João Daniel Bove Gomes de Souza, superintendente de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Rosana Glat, integrante da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da Faperj; professor Paulo Cosme de Oliveira, diretor do IM/UFRRJAna Carolina Barboza, diretora do câmpus Nova Iguaçu da UFRRJCarline Borges, coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJHelen Silvia Ribeiro de Azevedo, gestora de Educação Inclusiva de Saquarema e coordenadora-geral do Intermunicipal de Gestores em Educação Especial; e Renata Vogas, gestora de Educação Especial de Duque de Caxias, além de coordenadora adjunta do Fórum de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense – representada por Ilzani Santos, coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Mesquita.

Também participaram pessoas com deficiência (PCD) e seus familiares; a sociedade civil organizada por meio de movimentos sociais de PCD; alunos de pós-graduação em Educação; graduandos de Pedagogia e licenciatura em Educação Especial; assim como professores de educação básica que fazem a especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ/Cecierj).

O evento teve coordenação geral da professora Márcia Pletsch (IM/UFRRJ).

Edição: CCS/UFRRJ, com informações da professora Márcia Pletsch
Fotografia: Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE)

 

Realizado no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ, o evento abordou a intersetorialidade no desenvolvimento da Educação Especial