Diante da pandemia do Covid-19, que se espalhou em níveis alarmantes pelo mundo, existem aqueles que procuram amenizar a luta de muitas famílias que não podem permanecer em quarentena por questão de sobrevivência. O Brasil é um país de grandes proporções territoriais e as desigualdades sociais que nele existem seguem as mesmas proporções. Muitos chefes de família, homens e mulheres, trabalhadores informais, autônomos, precisam passar os dias nas ruas para levar o sustento ao lar. Não poder sair para trabalhar os coloca em uma situação de grande vulnerabilidade econômica.
Olhando para essa parcela da sociedade, organizações não-governamentais, cooperativas entidades da sociedade civil estão organizadas para garantir que essa parte da população, mais vulnerável, não sofra ainda mais com as consequências dessa situação que estamos enfrentando atualmente em razão da pandemia.
Nas grandes comunidades do Rio de Janeiro, a Central Única das Favelas e a Redes da Maré ajudam com doações de material de limpeza e higiene, além de informações para que os habitantes possam se proteger do contágio da doença. A Favela Terapia reúne doações para serem distribuídas entre as pessoas em situação de rua. O Grupo Pela Vidda está organizado para ajudar a população LGBTI+. As redes de apoio são inúmeras e listá-las enche nossos corações de esperança. Não estamos sós.
Nesta pesquisa, priorizamos as organizações onde se foi possível comprovar a autenticidade das informações bem como das doações. Sabemos que existem aqueles que se aproveitam de um momento de comoção para se beneficiar. Atentos a este fato, os CNPJ’s de cada organização foram consultados junto ao cadastro da Receita Federal. As organizações que não disponibilizaram seus cadastros, buscamos nas prestações de contas disponíveis em suas mídias sociais.
A internet foi a principal fonte de pesquisa. Tomamos como ponto de partida as páginas dos perfis das organizações. Buscamos os sites oficiais e as prestações de contas já mencionadas. Seguem listadas desde grandes instituições até os coletivos de bairros. Esperamos assim contribuir para que informações verdadeiras cheguem a quem possa ajudar. Contribuindo para que mais pessoas, aquelas que realmente necessitam, possam ser beneficiadas.
Grupo História e Saúde do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ)
Últimas Notícias