A ‘V Feira de Marketing: Parceria e Sustentabilidade’ aconteceu no dia 13 de novembro passado – Dia Mundial da Gentileza – no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. Organizada pelo Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia (Gemte) – liderado pelos professores do IM Janaína Souza e Marcos Benac – a proposta da feira foi apresentar aos visitantes, de forma prática, os conceitos de marketing verde, frugal e digital, aplicados em inovações de produtos e serviços sustentáveis.
Semestralmente, os alunos das turmas de Marketing dos cursos de Administração e Turismo apresentam suas inovações na Feira, com base no tema proposto. Ao longo do período letivo, os grupos devem desenvolver uma nova linha de produtos para uma organização, além de elaborar estratégias, identificar oportunidades de mercado, criar uma marca, trabalhar a comunicação online e off-line, além de preparar um plano de marketing. Para este semestre, era fundamental que as inovações estivessem em consonância com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em parcerias. Nesse sentido, os parceiros no evento foram os agricultores da FAF (Feira da Agricultura Familiar), que acontece no Instituto Multidisciplinar sempre às terças-feiras.
O tema proposto foi Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). Com essa sonoridade curiosa, as Panc’s são um grupo bem heterogêneo, que tem cativado o interesse de grandes chefs de cozinha, não só pela explosão de sabores diferenciados, mas também pelos altos níveis nutricionais desses alimentos e a valorização da diversidade nativa.
Para o expositor Vitor Pereira, aluno do curso de Turismo, a receptividade do público com as Panc’s foi maior do que esperava. “Quando me falaram da ora-pro-nóbis pensei logo que era uma planta amarga. Mas experimentei na visita técnica com o professor Tiago Breier e achei boa. Nosso produto ficou excelente e foi sucesso de vendas.”
Degustações
A Feira, além de expor os trabalhos, permitiu aos visitantes a degustação e aquisição dos produtos. Entre as opções, havia frango grelhado com ‘+Tempero’, um produto desenvolvido que inclui tomilho e alfavaca entre seus ingredientes. Os visitantes também puderam desfrutar de uma experiência de serviço de bordo com a AgroTour e seu pão de queijo especial, desenvolvido com a planta ora-pro-nóbis.
Se a proposta era lanche rápido, na ‘Delírio de Frango’ havia uma empadinha de frango com coentro selvagem e suco. Para manter o equilíbrio e o estilo de vida saudável, a ‘Veggie Beyond’ desenvolveu o suco verde com ora-pro-nóbis nos sabores de abacaxi e laranja.
No final, não poderia faltar a sobremesa. A ‘Brow Nanaa’ trouxe um delicioso brownie fit , produzido com biomassa de banana verde e chaya – uma hortaliça de origem mexicana. Lídia de Mattos Kaizer, aluna do curso de Administração, comentou a respeito da reação das pessoas com a chaya: “No início, elas resistiram à ideia de comer ‘mato’. Somente depois de explicar os benefícios é que aceitavam experimentar.”
Esta edição da Feira de Marketing foi realizada em parceria com os alunos do Grupo de Estudos em Mercado e Consumo (Gemc), liderado pelo professor Bill Pereira. Os alunos-pesquisadores desenvolveram um questionário online para levantar a atitude dos estudantes do IM sobre a Feira de Marketing, e o consumo alimentar consciente.
Os estudantes que visitaram o evento receberam um passaporte que deveria ser carimbado em cada estação e devolvido após responderem a pesquisa de comportamento do consumidor, acessada por QR Code. Depois desse procedimento, eles poderiam receber o Certificado de Atividade Complementar.
A feira recebeu 257 visitantes, entre eles o professor Tiago Böer Breier, responsável pelo Laboratório de Biologia Reprodutiva e Conservação de Espécies Arbóreas (Lacon), do Departamento de Silvicultura da UFRRJ. Segundo ele, “a Feira é muito criativa e integra assuntos bem atuais, como Panc e Agricultura Familiar. Essa integração – junto com o olhar para gerar produtos que podem ser comercializados, o desafio apresentado para os alunos e a maneira de como eles desenvolveram o tema – é um exercício inspirador de como trabalhar o marketing, o desenvolvimento de produtos, a economia e a sustentabilidade.”
Todas as marcas têm perfil no Instagram e foram desenvolvidas integralmente pelos alunos.
Confira mais do trabalho realizado clicando em https://www.instagram.com/gemteufrrj/ e https://www.facebook.com/ufrrj.gemte
Por Luciano Martins, aluno do curso de Administração (IM/UFRRJ)
Fotos: Júlio Ferreira, aluno do curso de Turismo (IM/UFRRJ)
Quinta edição da Feira apresentou conceitos de marketing verde, frugal e digital
Visitantes puderam degustar e adquirir produtos da agricultura familiar
Alunos de Administração e Turismo apresentaram suas inovações na Feira
Últimas Notícias