Evento na UFRRJ marca a inauguração dos projetos “Rainhas da Baixada” e “Vencer – Baixada Fluminense”

Ambos os projetos serão realizados na Baixada Fluminense e tem como intuito o incentivo ao esporte na região

Os projetos “Rainhas da Baixada” e “Vencer – Baixada Fluminense” foram viabilizados por meio de emendas parlamentares e têm como objetivo promover o esporte e oferecer oportunidades de desenvolvimento para os moradores da Baixada Fluminense. A inauguração dos programas aconteceu na Biblioteca Central da UFRRJ, na última sexta-feira (03/08/24).

O projeto “Rainhas da Baixada” foca no desenvolvimento do futebol feminino, com ênfase especial em mulheres negras da região. Essa iniciativa visa promover a inclusão, o empoderamento e a visibilidade dessas mulheres no cenário esportivo, oferecendo treinamentos, competições e apoio no desenvolvimento de habilidades esportivas e pessoais. O projeto busca combater desigualdades, estereótipos e barreiras de acesso ao esporte, valorizando a diversidade e promovendo a igualdade de oportunidades no futebol.

Já o projeto “Vencer – Baixada Fluminense” tem como missão democratizar o acesso ao esporte para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, utilizando as artes marciais como ferramentas de transformação. Através do judô, jiu-jitsu e capoeira, o projeto promove valores como disciplina, respeito e solidariedade. Além disso, o “Vencer” busca reduzir comportamentos de risco e fortalecer os laços comunitários e familiares.

Durante a inauguração, foi destacada a fala do Reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, que ressaltou a importância desses projetos para a instituição. Ele mencionou a universidade como sendo “uma Universidade da Baixada, para a Baixada e com a Baixada”, evidenciando a relevância de iniciativas que aproximam a comunidade acadêmica e contribuem para o desenvolvimento regional.

Os projetos são coordenados pelo Departamento de Esportes e Lazer (DEL/UFRRJ), órgão administrativo vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

Texto: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ

Fotos: Alexander Moreira, do Gabinete da Reitoria

Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)

Reitor da UFRRJ discursa no lançamento dos Projetos “Rainhas da Baixada” e “Vencer-Baixada Fluminense”