Estudantes de Jornalismo da UFRRJ se unem para cobrir eleições na Baixada Fluminense

A iniciativa partiu dos próprios alunos, moradores da região

Com o objetivo de fazer uma ampla cobertura jornalística das eleições para as prefeituras dos 13 municípios da Baixada, um grupo de alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se organizou para publicar notícias em tempo real sobre o pleito eleitoral municipal. A ideia é da Rede Comunicar!, um projeto criado pelos próprios estudantes, no ano passado.

A proposta tem o objetivo de permitir que os eleitores da Baixada Fluminense tenham acesso a informações confiáveis sobre as eleições de cada cidade da região. A meta é produzir conteúdo de qualidade, com linguagem acessível para os eleitores. Assim, a Rede Comunicar! pretende garantir um entendimento mais claro das dinâmicas eleitorais e incentivar a participação cívica ativa nesse momento.

A cobertura será uma produção isenta e abrangente das eleições na região, e irá acompanhar a apuração dos votos em todos os 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense. Além disso, os moradores receberão as notícias em tempo real, assim que houver o resultado da votação dos prefeitos e da nova composição das câmaras de vereadores.

Vamos informar o público da Baixada Fluminense, que merece uma produção de nível profissional e confiável”, explicou Rian Delaia, criador da Rede Comunicar! e um dos coordenadores do projeto das eleições. “Com essa cobertura, nós cumprimos nosso papel como estudantes de Jornalismo numa universidade pública na Baixada Fluminense”.

A cobertura eleitoral realizada pela Rede Comunicar! acontecerá nas redes sociais do próprio projeto. Acesse a página no Instagram @redecomunicar_

A Baixada Fluminense é composta por 13 municípios: Nova Iguaçu, Queimados, Paracambi, Japeri, Nilópolis, Itaguaí, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Magé, Guapimirim e Seropédica. Nela, vivem mais de 3,5 milhões de habitantes e há problemas em diversos serviços essenciais, como saneamento básico, saúde, segurança, entre outros. A Rede Comunicar! quer ajudar a mudar este quadro. Afinal, é a partir da escolha destes representantes que está o futuro das políticas públicas desta região. A Rede Comunicar! vai se empenhar em fazer uma cobertura detalhada e com números em tempo real.

Texto: Rede Comunicar!

Foto: Augusto Ribeiro

Edição: CCS/UFRRJ

Os estudantes João Vitor Freitas (à esq.), Giovana Barbieri e Rian Delaia, que idealizaram a cobertura eleitoral pela Rede Comunicar!