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Esclarecimentos sobre o trâmite do cancelamento de Matrícula

O cancelamento de matrícula é o procedimento que cessa o vínculo do aluno com a universidade. O aluno pode requerer o cancelamento de sua matrícula a qualquer tempo e isso deve ser formalizado através da abertura de processo. Veja como é o trâmite durante o atendimento remoto, em tempo de pandemia:

1 – Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos;

2 – Baixar “Cancelamento de Matrícula”;

3 – Preencher esse requerimento e digitalizar;

4 – Pegar “Nada consta” da Biblioteca, via e-mail; e do Alojamento, via e-mail da secretaria da SERE (lembrando que os estudantes, que não sejam do campus Seropédica, só precisam pegar o nada consta da biblioteca);

 SERE (vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis):

O aluno deve solicitar o nada consta do alojamento através do email: sere@ufrrj.br. O documento seguirá escaneado em formato PDF.

Prazo para resposta: 3 dias úteis. Horário de resposta aos e-mails: 2ª a 6ª feira, de 08h às 17h.

No assunto do e-mail o aluno deve informar: NADA CONSTA

No corpo do e-mail, o aluno deve informar:

Nome completo
E-mail
Matrícula
CPF
Telefone
Motivo do nada consta

– Bibliotecas (vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: proppg@ufrrj.br):

Todos os “Nada Consta” estão sendo emitidos através de solicitação por e-mail institucional bibliot@ufrrj.br.

É necessário encaminhar com os seguintes dados:

Os dados necessários são:

– Nome completo
– Matrícula
– Curso
– Nível do curso (graduação ou pós-graduação)

Se o discente estiver sem pendências na biblioteca, será enviado um memorando eletrônico para a Prograd e uma cópia deste memorando para o solicitante.

Caso esteja com alguma pendência na biblioteca, entraremos em contato para regularizar a situação e posteriormente será realizada a emissão do documento solicitado

5 – Entrar em contato com a coordenação de curso, por e-mail, em posse desses documentos digitalizados;

6 – Por sua vez, o coordenador deve solicitar a abertura do processo ao protocolo – Seção de Arquivo e Protocolo Geral (SAPG).

– Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes

– Além disso, para obter algumas informações pontuais, acesse ao Glossário da Prograd ou ao FAQ SIGAA.

A Divisão de Registros Acadêmicos (DRA/Prograd) está disponível para tirar dúvidas e dar esclarecimentos sobre documentação, alguns requerimentos e afins pelo e-mail: prograd_dra@ufrrj.br durante este período de isolamento causado pela pandemia.

Com informações da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Rural (Prograd/UFRRJ) e da CCS/UFRRJ