Os objetivos do Curso de História da UFRuralRJ no campus de Nova Iguaçu são1:
Garantir a máxima articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão;
Formar o professor/pesquisador reflexivo, dotado de espírito crítico, qualificado para a atuação no campo da investigação científica de história e na docência; capaz de perceber e desenvolver em suas atribuições didático-pedagógicas, metodologias próprias de ensino, estudos e pesquisas, dentro ou fora da sala de aula, sobre questões mundiais, nacionais e regionais;
Formar o professor/pesquisador com visão global e inter(multi)disciplinar, capaz de articular a construção e o diálogo do conhecimento específico de História com outros conhecimentos e com o aluno coletivamente;
Possibilitar o domínio dos conteúdos correspondentes às diversas temporalidades históricas de diferentes experiências humanas;
Fornecer o domínio de métodos e técnicas pedagógicas que possibilitem a atuação do futuro historiador/professor como condutor do processo de aprendizagem no ensino fundamental e médio;
Capacitar o desenvolvimento da pesquisa no campo acadêmico e não acadêmico (museus, bibliotecas e arquivos, projetos de patrimônio histórico e natural, e outros).
Incentivar a compreensão da diversidade humana em seus aspectos étnicos, raciais, de nacionalidades, gênero, religiosidade e geracional
Garantir o acesso a diversidade de objetos, fontes documentais e enfoques do conhecimento histórico
Incentivar o domínio de técnicas de análise aplicadas a diferentes linguagens (textual, iconográfica, audiovisual)
Reforçar a ampliação das ocupações funcionais dos profissionais formados em História (Magistério, preservação e patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas, Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais na área de planejamento, cultura, arte, comunicação de massas, etc.)
1 Itens dos objetifos foram, em parte, baseado nas Diretrizes curriculares do curso de história. Ministério da Educação.
PERFIL DO EGRESSO E SEU PAPEL SOCIAL:
O perfil do aluno do Curso de História da UFRRJ-IM (Licenciatura e Bacharelado) que se almeja formar, ao longo da experiência acadêmica e universitária, é aquele constituído a um só tempo como historiador e profissional do ensino comprometido com a prática educativa como meio de inclusão social e de postura crítica e propositiva frente às desigualdades sociais. Assim, a experiência acadêmica criará a perspectiva de uma formação constantemente recriada da atividade docente e de pesquisa em história.
O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador em todas as suas dimensões, o que significa pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc).
Últimas Notícias