OBJETIVO GERAL
O objetivo do Curso de Administração do DAT/IM/UFRRJ é a formação de administradores conscientes de sua atuação crítica e proativa nas organizações e dos impactos que as decisões resultantes de sua ação profissional venham a causar nos ambientes onde interajam, proporcionando maior sustentabilidade sócio-econômica e política, tanto às organizações quanto ao meio onde estejam inseridas, e atuando de forma direta ou indireta no desenvolvimento local, regional, nacional e global. Para tanto, esse profissional deve apresentar atitudes empreendedoras; estar atentos às constantes mudanças dos contextos ambientais, aos processos gerenciais e às inovações; comprometidos com os valores éticos e humanísticos; desenvolver as capacidades do auto-aprendizado e de desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.
PERFIL PROFISSIONAL, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Curso de Administração do DAT/IM/UFRRJ busca prover uma formação técnica, profissional e pessoal que venha a proporcionar aos profissionais egressos que apresentem as habilidades pessoais e profissionais que lhe amparem na realização de ações proativas e inovadoras, com vista à realização de objetivos e à construção de uma realidade futura almejada, estando sempre atentos aos ambientes onde estiverem inseridos (macro, micro e operacional), assim como habilitados a identificar, escolher e manusear as ferramentas de apoio gerencial, buscando o exercício de sua profissão de forma a se apresentar comprometida com o de desenvolvimento de valores éticos e humanísticos, e, buscando constantemente o desenvolvimento das capacidades do auto-aprendizado e de construção de relacionamentos interpessoais que venham dar suporte às suas iniciativas.
Observando as Diretrizes Curriculares Nacionais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de sua área, o Curso de Administração do DAT/IM/UFRRJ promoverá o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
Desenvolver o hábito e a prática de visualização e projeção de futuros cenários de ação e execução de planos, projetos e empreendimentos;
Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
Refletir e atuar criticamente sobre a esfera organizacional, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle;
Desenvolver habilidades de iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.
Desenvolver a capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
Desenvolver a capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
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