Aluna do IM/UFRRJ é destaque em competição internacional de tecnologia

Joyce Limeira representou o Brasil e a Rural na Tech4good, através do programa de uma empresa multinacional

Ensino, Pesquisa e Extensão mundo afora. Joyce Limeira, aluna da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), destacou-se e conquistou uma das dez vagas brasileiras na etapa internacional do programa Tech4good, proporcionado pela iniciativa “Seeds for the Future”, da empresa Huawei. A competição ocorreu entre os dias 26 e 31 de agosto, em El Salvador. O foco é a elaboração de projetos que ofereçam soluções tecnológicas avançadas e com impacto positivo na sociedade.

Estudante do oitavo período do curso de Ciência da Computação no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ, Joyce passou por um longo processo até a chegada à competição na América Central. Estagiária da multinacional Huawei, ela esteve entre outros 150 universitários brasileiros antes de chegar no sonhado top 10. A comitiva brasileira esteve antes em Brasília, onde foram premiados pelo diretor de Articulação e Fortalecimento de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC), Claudio Alex Jorge da Rocha.

Em El Salvador, Joyce e sua equipe participaram da fase regional Latam (Latin America), onde a competição ocorreu contra outros países da América Latina. Nesta etapa, a demanda do projeto foi pelo desenvolvimento de uma solução voltada para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo as principais tecnologias (IA, 5G e Cloud). Apesar de não avançar para a fase final, o Brasil foi condecorado com os prêmios Social Award (mais engajado nas redes sociais) e Global Village, pertencente à etapa cultural, na qual foram propostas coreografias nacionais em votação popular.

O programa Seeds for the Future integra o Tech4All, uma iniciativa que visa integrar mais de 500 milhões de pessoas com tecnologia digital pelos próximos cinco anos. Desde 2015 no Brasil, cerca de 300 alunos já participaram deste projeto, que tem parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com vagas abertas anualmente.

Texto: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo (CCS/UFRRJ)
Revisão e edição: João Henrique Oliveira, jornalista (CCS/UFRRJ)
Fotografia: divulgação/Joyce Limeira

Joyce Limeira (ao centro) é estudante do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ