Governo do Rio e Polícia Militar disponibilizam aplicativo que ajuda a socorrer mulheres vítimas de violência

Criado pelo governo do estado do Rio de Janeiro e desenvolvido pela Polícia Militar, o aplicativo Rede Mulher, lançado em outubro de 2022, vem cumprindo sua missão de socorrer mulheres vítimas de violência. A ferramenta tecnológica conta com várias funcionalidades para que as usuárias do app se sintam mais seguras e possam contar com a força policial, em casos de vulnerabilidade ou ataques.
À época de sua divulgação ao público, o governo do estado explicou que a ferramenta fazia parte de um conjunto de políticas públicas do governo para proteger e formar uma rede de apoio às mulheres. Em pouco tempo, o aplicativo teve milhares de adesões.

O app Rede Mulher disponibiliza um botão de emergência, que permite contato eletrônico direto com o número 190, da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro. Além disso, através dele a mulher pode ser redirecionada para o website da Polícia Civil e fazer um registro de ocorrência online, o chamado “RO”. Outra funcionalidade é o modo camuflado, que, quando acionado, muda de aparência e só pode ser acessado por login e senha. Há também um passo-a-passo de como solicitar um pedido de medida protetiva e uma lista com os centros especializados de atendimento à mulher. Outra funcionalidade é o Guardiões, que mantém o cadastro de uma rede de apoio com contato de até três pessoas que possam socorrer a vítima em uma situação de emergência.

Por ser um aplicativo gratuito e fácil de usar, a Divisão de Guarda e Vigilância da UFRRJ apoia e incentiva a comunidade universitária a aderir à causa e divulgar amplamente o app Rede Mulher. “É um aplicativo de uso fácil e gratuito, de muita utilidade especialmente para nossas alunas alojadas. É importante incentivarmos seu uso e ajudaria muito na segurança do câmpus. É uma ferramenta que aposta na confiança na segurança pública e pode até mesmo salvar vidas”, explica Renan Canuto, diretor da DGV (Divisão de Guarda e Vigilância) da universidade.

Baixe o aplicativo para Android:

Baixe o aplicativo para iOS:

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)