Os diretores e vice-diretores dos institutos da UFRRJ vêm a público apresentar esta nota de apoio e solidariedade ao vice-reitor, professor César Da Ros, em função da agressão por ele sofrida durante protesto estudantil esta semana.
Vivemos em uma democracia e defendemos que a Universidade seja espaço de discussão, aprendizagem, troca e diálogo. Reconhecemos a importância e legitimidade de organizações estudantis, de docentes e técnicos. Sabemos que, muitas vezes, é da manifestação e das lutas das categorias que compõem a Universidade que surgem os maiores avanços e melhorias de nossa instituição.
Não podemos, entretanto, aceitar a forma agressiva e desrespeitosa com que foi tratado nosso vice-reitor e colega durante ato promovido pelos estudantes sobre a má qualidade da alimentação do RU. Entendemos que por mais descontentes que estejam os estudantes com a qualidade do serviço, esta não é a forma de resolver conflitos.
César Da Ros, dedicado professor e gestor de nossa instituição é, antes de tudo, um servidor público, que foi desacatado no exercício de sua função, crime previsto no artigo 331 do Código Penal. Desacatar é o mesmo que humilhar, desrespeitar, desprestigiar. Quando qualquer sujeito ativo humilha, desrespeita, desprestigia o funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela, ele pratica o crime de desacato. Mais ainda: no momento em que universidades públicas e o serviço público como um todo vêm sendo constante e violentamente atacados, causa-nos indignação que um colega nosso, historicamente aberto ao diálogo e apoiador das pautas estudantis, tenha sido agredido desta forma.
Sentimo-nos todos atacados junto com ele. Não foi o vice-reitor que foi agredido, foi a UFRRJ e todos os seus servidores. Precisamos sim debater e enfrentar os graves problemas estruturais por que passa nossa instituição. Não podemos colocar panos quentes nos conflitos que temos internamente à Universidade. O conflito é construtivo e deve ser respeitado como dinâmica legítima na democracia. Por outro lado, para travar as grandes lutas, temos de saber exatamente onde estão nossos reais inimigos e eles não estão na UFRRJ, eles não são os servidores da UFRRJ.
Esperamos sinceramente que cenas de violência e humilhação como as que vimos esta semana não se repitam em nossa Instituição e que os conflitos internos possam ser resolvidos a partir do diálogo e do respeito entre pares. Apenas desta maneira poderemos estar fortes para enfrentar nossos poderosos adversários externos que querem, a todo custo, acabar com a universidade pública e gratuita no Brasil.
UFRRJ, 02 de junho de 2022.
Assinam o documento:
Prof. Roberto Lelis – Diretor do IF
Prof. Jarbas M. de Queiroz – Vice-Diretor do IF
Prof. Paulo Saraiva – Diretor do ITR
Prof. Daniel Ribeiro – Diretor do ICSA
Prof. Rodrigo Amado – Vice Diretor do ICSA
Prof. Robson Mariano – Diretor do ICE
Prof. Maurício Cougo dos Santos – Vice Diretor do ICE
Profa. Cristina Maria Barra – Diretora do IQ
Profa. Andressa Esteves – Vice Diretora do IQ
Prof. Paulo Cosme – Diretor do IM
Prof. Marcos Benac – Vice-diretor do IM
Prof. Everaldo Zonta – Diretor do IA
Prof. Arnoldo Machado – Vice Diretor do IA
Profa. Ana Cristina de Souza Santos – Diretora do IE
Prof. Alexis Nummer – Diretor do IGEO
Profa. Flávia Braga Vieira – Diretora do ICHS
Prof. Luiz Felipe Osório- Vice Diretor do ICHS
Prof. Douglas Siqueira – Diretor do ICBS
Profa. Alba Silva – Vice Diretora do ICBS
Prof. Pedro Paulo Silva – Diretor do IT
Profa. Maria Ivone Barbosa – Vice Diretora do IT
Profa. Ana Paula Lopes Marques – Diretora do IV
Prof. Carlos Alexandre Rey Matias – Vice Diretor do IV
Prof. Alexandre Herculano – Diretor do IZ
Prof. Nivaldo de Faria Sant’Ana – Vice-Diretor do IZ
Últimas Notícias