Projeto do Departamento de Ciências Contábeis ajuda na elaboração do IRPF

O projeto de extensão ‘Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022’ tem como objetivo elaborar e enviar a declaração de 2022 (ano-base 2021) da comunidade da UFRRJ, Seropédica e região. As declarações são elaboradas pelos estudantes de Ciências Contábeis da UFRRJ, assessorados por docentes do curso.

Podem participar os seguintes contribuintes:

-Moradores de Seropédica e região (municípios adjacentes) que precisam/desejam declarar seu imposto de renda, desde que os rendimentos anuais, somados, não ultrapassem R$ 150 mil; e

– Funcionários e alunos da UFRRJ que precisam/desejam declarar seu imposto de renda, desde que os rendimentos anuais, somados, não ultrapassem R$ 150 mil.

Neste ano não serão atendidos contribuintes que tenham investido no mercado de capitais em 2021.

Agendamento

O período de agendamento destina-se à inscrição e envio dos documentos pelo contribuinte. O prazo vai de 21 de março a 18 de abril.

Atendimento

O período de atendimento destina-se à elaboração do imposto de renda dos contribuintes agendados. O atendimento será on-line e ocorrerá entre os dias 1° e 21 de abril.

Para ser atendido, o contribuinte precisará preencher um formulário neste link: https://bit.ly/3iu4hu4

O contribuinte deve anexar os documentos solicitados, em formato .pdf ou .jpeg (foto). Todos os arquivos anexados devem estar legíveis. Neste mesmo formulário, o contribuinte escolherá, entre as opções disponíveis, as datas preferidas para seu atendimento.

Posteriormente, será feita a análise dos documentos e, em seguida, o agendamento. Em virtude de falta e/ou inelegibilidade das documentações, a equipe entrará em contato com o contribuinte inscrito. O contato poderá ser feito através de e-mail, telefone ou whatsapp (informados abaixo).

O contribuinte deverá estar presente, no dia da declaração, em endereço online informado antecipadamente pela equipe. A declaração só é transmitida após autorização expressa.

Doações

O atendimento é gratuito. Contudo, em face da pandemia, a UFRRJ está recebendo doações que são destinadas à população carente de Seropédica e região.

As doações podem ser feitas através da chave Pix: fapur@fapur.org.br ou depósito na conta:

Fapur
CNPJ:01.606.606/0001-38
Agência: 0729-3
C/C: 83046-1

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail projetoirpf@gmail.com ou pelo whatsapp: (21) 9 7703 2006

Coordenação: professora Mariana Campagnoni.
Equipe de apoio: Ana Carolina Figueiredo, Matheus Marques, Bruna Silva e Giselle Carvalho.
Equipe de execução: docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRRJ.
Realização: UFRRJ – ICSA – DCCF

Com informações do Deptº de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DCCF/UFRRJ)