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Em entrevista, docente da UFRRJ avalia efeitos da pandemia na educação inclusiva

Márcia Denise Pletsch, professora associada do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ), concedeu entrevista ao programa “RFI Convida”, da Radio France Internationale (RFI). A docente avaliou os impactos da crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus na educação especial em uma perspectiva inclusiva, a ameaça que representou o decreto presidencial n° 10.502 e os desafios do setor para 2021.

“No Brasil, como em muitos outros países do planeta, as aulas foram paralisadas em março. Cerca de 85% da população brasileira depende da escola pública, e a maioria dessas escolas ainda não retomou suas atividades. Cancelaram o ano escolar de 2020. No caso das crianças com alguma deficiência, as dificuldades foram ainda maiores, porque também foram interrompidos outros tratamentos e outros programas de assistência social, que são muito importantes para essa população, considerando que 90% dessas crianças, jovens e adultos são pobres ou extremamente pobres no Brasil. Então os impactos da pandemia não afetaram apenas a educação, mas também outras instâncias da vida dessa população”, ressaltou a docente, que também coordena o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE).

A professora Márcia ainda comentou sobre o decreto n° 10.502, através do qual o presidente Jair Bolsonaro tentava estabelecer uma Nova Política Nacional de Educação Especial, suspenso pelo STF no final de dezembro. “Esse decreto era um atraso significativo não somente para a educação dessa parcela da população, mas também em termos de concepção, porque retomava uma ideia assistencialista e uma visão liberal de educação, ao tirar o foco e a responsabilidade do Estado e dando a responsabilidade de escolha da educação dessas crianças para os pais (…)

A entrevista pode ser acessada em formato podcast através do linkhttps://abre.ai/bXXG

Imagem: Simone Rodrigues, divulgada em reportagem da RFI

 

        Profª Márcia Denise Pletsch, docente do IM/UFRRJ