O Conselho Universitário (Consu/UFRRJ) aprovou as “Diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas” na Universidade, após sua 370ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de agosto, por meio da Deliberação 121 2020 – SAOC (retificada pela Deliberação 126 2020 – SAOC).
O objetivo do plano é adotar medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas e acadêmicas presenciais da instituição, que podem comprometer a saúde dos servidores e estudantes, decorrente da infecção por coronavírus.
As fases de retomada das atividades presenciais na UFRRJ foram divididas em quatro bandeiras e tiveram por base indicadores epidemiológicos divulgados pelas comunidades científicas, são elas:
Vermelha: Nível 4 (LOCKDOWN TOTAL), que indica RISCO GRAVÍSSIMO, afastamento social total com funcionamento das atividades essenciais;
Amarela: Nível 3, que indica situação de ATENÇÃO MÁXIMA, sendo mantidas as determinações constantes na bandeira Vermelha e respectivas modificações;
Verde: Nível 2, que indica situação de ATENÇÃO MODERADA, sendo mantidas as determinações constantes na bandeira Amarela e respectivas modificações;
Branca: Nível 1, que indica situação de ATENÇÃO, permanecendo mantidas as determinações constantes na bandeira Verde e respectivas modificações.
As sugestões das mudanças de bandeiras serão baseadas em indicadores epidemiológicos estaduais e dos municípios em que se encontram os câmpus da UFRRJ. Os parâmetros utilizados para sugestão de mudança de bandeira serão baseados nos dados disponíveis no Sistema Monitora Covid-19 (Fiocruz), dadoscovid19 (UFRJ) e Secretarias Municipais e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, em consonância com as orientações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde.
A Administração Central da UFRRJ, com antecedência, encaminhará ao Consu a sugestão do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ para mudança de bandeira, devidamente fundamentada com base em indicadores epidemiológicos, para que seja discutida a sugestão de mudança. Qualquer decisão tomada pelo Consu será informada à comunidade universitária com a publicação de um comunicado oficial nos meios de comunicação da UFRRJ.
No documento contendo as diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas da UFRRJ encontram-se, em detalhes, os protocolos específicos para os seguintes setores e atividades, conforme os níveis e mudanças de bandeira:
As diretrizes contidas no documento foram elaboradas pelo grupo de trabalho Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ, composto por membros do Gabinete da Reitoria, Progep/Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho, Prefeitura Universitária/Divisão de Saúde, Direções de câmpus, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública do Instituto de Veterinária.
Para acessar o documento na íntegra, clique em “Diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas”.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ (CCS/UFRRJ)
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