A Câmara de Municipal de Nova Iguaçu outorgou, na última quinta-feira (3/10), em sessão solene, a Ordem do Mérito Comendador Soares a personalidades que se destacaram por suas atuações e que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município iguaçuano. Dentre os 19 agraciados pelos vereadores com a Medalha Ordem do Mérito e o Diploma Comendador Soares, um deles foi o ambientalista e jornalista do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, Ricardo Portugal, do Movimento Baía Viva, por seu ativismo ecológico de 30 anos em defesa da Reserva Biológica do Tinguá, considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (órgão das Nações Unidas), na categoria de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna, onde se destaca a presença do sapo-pulga, o menor anfíbio do mundo, descoberto em suas matas. E também pela sua riqueza hídrica, em razão da presença de 32 represas de captação de água em seu interior, construídas durante o Império pelo engenheiro Paulo de Frontin, com mão-de-obra escrava.
A bacia hidrográfica do Tinguá é a segunda maior contribuinte do Rio Guandu, só perdendo para a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, na vazão contributiva do Guandu.
A Medalha e o diploma da Ordem do Mérito Comendador Soares foram conferidos ao jornalista e ambientalista Ricardo Portugal por indicação do vereador Dr. Cacau, do bairro iguaçuano de Vila de Cava.
Últimas Notícias