UFRRJ promove oficinas e minicursos gratuitos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Atividades integram programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios
De 14 a 17 de outubro de 2024, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) irá promover 61 oficinas e 49 minicursos gratuitos, com o objetivo de divulgar o conhecimento científico. Para participar, não é preciso ter vínculo com a Rural.
Com duração máxima de duas horas, as oficinas abrangem diversas áreas do conhecimento e irão ocorrer nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios. As atividades são práticas e possibilitam a troca de experiências com professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes da universidade.
Já os minicursos oferecerão uma abordagem teórica mais aprofundada sobre os temas em questão.
Oficinas
No câmpus Seropédica, será possível participar das seguintes oficinas:
- Banho de floresta como estratégia de cuidados de si e da natureza;
- Begônias nos biomas do Brasil;
- Cienciarte: o ato artístico como ferramenta de aprendizagem da virologia;
- Construção de agendas de políticas públicas municipais;
- Cuidados nas relações homem e equino;
- Descobrindo a ciência: Ensinando química através de assuntos do cotidiano;
- Dessilenciamento ancestral na EJA através de práticas de leitura: oralidade e decolonialidade nas narrativas históricas;
- Educação e negritude nas mídias: letramento racial crítico;
- Elaboração e produção de pôster e vídeo-pôster acadêmicos;
- Empreendedorismo social via a equoterapia: foco na formação líderes inclusivos;
- Escultura de portas abertas na SNCT: novas técnicas e procedimentos;
- Introdução à produção cultural periférica;
- Isograffiti e os espaços sociais.
- Matemática lúdica e acessível;
- Monotipia botânica – arte, mata atlântica e patrimônio cultural;
- Noções básicas da análise do bem-estar animal na caprinocultura;
- Noções básicas de bem-estar de bovinos em plantas frigoríficas;
- O fanzine como educação patrimonial pela imagem;
- Oficina de escrita: quem tem medo de criar para transformar?;
- Oficina para crianças: o que a vaca come?;
- Práticas pedagógicas decoloniais – poder e conhecimento;
- Qual a semelhança entre suco de uva, lasanha de brócolis e sorvete de paçoca? como nosso corpo enxerga esses alimentos;
- Racismo ambiental: confecção de abayomis como ferramenta de reflexão;
- Sistema digestório: o mundo invertido dos alimentos;
- Visita a estação meteorológica;
Já no câmpus Nova Iguaçu, o público poderá escolher entre:
- (Re)pensar a escola como um lugar de inclusão para as pessoas com necessidades educativas especiais;
- A ciência do relevo a partir da caixa de areia de realidade aumentada;
- A educação ambiental por meio do trabalho de catadores de materiais recicláveis: desafios e luta pela valorização da profissão;
- A geografia serve para fazer a guerra? Batalha naval com coordenadas geográficas (lat-long);
- Antropoceno: uso e ocupação do solo no aquecimento global;
- Colorindo com tinta de solos – onde a arte e a geografia se encontram;
- Comitê Climatec CEMJF: debatendo justiça ambiental e climática através da tecnologia e arte;
- Dinâmica dos continentes (deriva continental);
- Do céu ao solo: os processos hidrológicos na Baixada Fluminense;
- Formação do solo: do avental pedológico à caixa de evolução temporal do solo no ensino da geografia;
- Jogo da memória geográfico;
- Letramento digital na educação básica: dispositivo de prática aplicados no PIBID Letras-Espanhol/IM/UFRRJ;
- Missão biomas: salvando o coração verde do Brasil;
- Oficina jogo da memória: Geógrafas negras;
- Pesquisas e extensão sobre a história da Baixada;
- Você me conhece? Desigualdade territorial.
E no câmpus Três Rios, há vagas disponíveis para as oficinas:
- Corpo em movimento: tecnologia ancestral em danças afrodiaspóricas;
- Oficina sobre a importância dos oceanos e da preservação da vida marinha.
Minicursos
Os cursos de curta duração que acontecerão no câmpus Seropédica são:
- A articulação de repertório sociocultural na produção textual do ENEM;
- A fantástica fábrica de embriões;
- Acessibilidade comunicacional: princípios, conceitos e práticas acessíveis;
- Aprendizagem e cuidados na relação humano e cavalo;
- Aquariofilia para iniciantes – da teoria à prática;
- Arroz vermelho: do campo à mesa;
- Associações: o desafio da formalização como pessoa jurídica;
- Canto e encanto – comunicação bioacústica de anuros de Seropédica;
- Chemica brasilis: ciência e cultura nas culinárias amazônica e paraense;
- Ciência e tecnologia aplicada à saúde, esporte e ao exercício;
- Desenho de observação – a cor sobre o espaço museal;
- Do autor ao leitor: passo a passo da produção editorial;
- Educação solar: fonte de iluminação, energia e alimento;
- Elaboração de chave de identificação como ferramenta para conhecimento da biodiversidade;
- Elaboração de plano de contingência municipal: diretrizes e cenários de riscos a desastres;
- Engenharia de alimentos em ação com foco na curricularização da extensão;
- Ética em pesquisa com seres humanos: passo a passo na plataforma Brasil;
- Fundamentos em biossegurança e boas práticas laboratoriais;
- Gestão de trilhas para a conservação da biodiversidade;
- Gestão social e formação de redes em arranjos produtivos locais – pepedt / Farmacopeia Mari’ká;
- Letras e sociedade: estudos contemporâneos;
- Manejo de ordenha e qualidade do leite;
- Mário, Murilo e a modernidade: repensando utopias em tempos distópicos;
- Microempreendedor individual – aspectos gerais;
- O revés nas propostas educativas e museais;
- Observação de aves: um caminho para a conservação;
- Pensar museu: possibilidades de se pensar o museu e seu entorno;
- Planejamento financeiro pessoal – saberes e pensamento científico;
- Pomar das myrtaceae: descobrindo novos sabores;
- Produção de ovos caipiras com bem-estar animal;
- Protocolo de medição, relato e verificação: monitoramento do carbono no solo para a produção agropecuária sustentável de baixa emissão de carbono;
- Quadrinhos e narrativa visual;
- Quando a “revolução digital” chega ao campo: terra, recursos e sustentabilidade;
- Reality show e construção das subjetividades – perspectiva decolonial e as relações de poder;
- Vacinação em animais de companhia: importância da prevenção de doenças infecciosas para a promoção de saúde única.
Já no câmpus Nova Iguaçu há vagas para os minicursos:
- Aves migratórias na baía de Sepetiba – RJ na perspectiva da conservação e das mudanças climáticas;
- Introdução à língua grega;
- Língua egípcia antiga: rudimentos de gramática e cultura egípcia;
- Pangeia: das fakenews ao fato científico.
Inscrições
A listagem com todas as oficinas e minicursos oferecidos está disponível no site (clique aqui) do evento.
A inscrição (clique aqui) é gratuita, e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 10 de outubro. Não é obrigatório efetuar a inscrição para conseguir participar das atividades, mas apenas os inscritos na SNCT receberão o certificado de participação. Além disso, as atividades têm vagas limitadas.
Para se inscrever, clique aqui.
Em caso de dúvidas sobre como efetuar a inscrição, assista ao vídeo ou leia o tutorial preparado pela organização do evento: Guia para a inscrição em atividades.
Para outras informações, envie e-mail para ufrrj.snct@gmail.com
Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFRRJ.
Quando? De 14 a 17 de outubro de 2024.
Onde?
– Câmpus Seropédica: BR-465, Km 7. Seropédica, RJ.
– Câmpus Nova Iguaçu: Av. Governador Roberto Silveira s/n°. Centro, Nova Iguaçu, RJ.
– Câmpus Três Rios: Av. Prefeito Alberto Lavinas, 1847. Centro, Três Rios, RJ.
Todas as atividades são gratuitas, assim como o estacionamento.
Acompanhe as atualizações sobre o evento no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Edição: jornalista Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ