Discente da UFRRJ integra equipe vencedora do desafio de inovação para pessoas com deficiência no serviço público

Equipe Crisálidas é a grande vencedora da maratona de dados Datathon 2024 (foto: divulgação)

Rafael Moraes da Silva, mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD) e servidor técnico-administrativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), integra a equipe vencedora da terceira edição do Datathon: Pessoa com Deficiência no Serviço Público.

Além de Rafael, a equipe “Crisálidas” é formada por Alessandra de Pádua Boato, Brisa Queiroz Martins, Joziellen da Silva Auteiro, Mariana da Fonseca Ornelas de Azevedo e venceu a competição com a proposta de criação de um portal para auxiliar órgãos federais na contratação de serviços e equipamentos para adaptação e inclusão das pessoas com deficiência.

Rafael Moraes da Silva (foto: divulgação)

“Compor a equipe vencedora do Datathon 2024 foi uma experiência transformadora, não apenas pela conquista em si, mas pela oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos das Humanidades Digitais em soluções práticas que podem impactar diretamente a inclusão de pessoas com deficiência no serviço público. Este prêmio reforça minha convicção de que a interdisciplinaridade e a inovação são fundamentais para enfrentar desafios complexos e promover a equidade no acesso e na ascensão dentro do funcionalismo público. Como discente do mestrado em Humanidades Digitais e servidor público, esse reconhecimento me motiva a continuar contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e acessível para todos”, disse Rafael.

A competição de inovação aberta é realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC) e do Impact Hub Brasil.  Com a metodologia de maratona de dados, o Datathon reuniu servidores públicos, estudantes, acadêmicos e outras pessoas, com e sem deficiência, interessadas em identificar o que os dados disponíveis poderiam fornecer de informações na busca por soluções para problemas enfrentados por pessoas com deficiência no serviço público.

Para saber mais sobre o Datathon, acesse: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/competicao-de-inovacao-aberta-premia-solucoes-apresentadas-para-problemas-enfrentados-por-pessoas-com-deficiencia-no-servico-publico

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa e Comunicação do IM/UFRRJ