Patrimônio Cultural é tema de parceria entre universidades do Brasil, México e Chile

A partir da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade de Guadalajara (México), iniciamos variados movimentos de cooperação entre universidades e institutos de pesquisa sobre o patrimônio cultural do Brasil, México e Chile, quando surgiu a relação com o Núcleo de Investigadores del Sur – NUDISUR.

A partir dessas relações, participamos do Congreso de Patrimonio Cultural Internacional e Interdisciplinario que ocorreu no Chile, entre 16 a 20 de outubro de 2023. Desse evento foi publicada a obra “Iniciando transformaciones. El patrimonio industrial. como activo para el desarrollo regional. Miradas críticas desde y para el sur global“, com a participação de três professoras do Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ: Professoras Elis Regina Barbosa Angelo, Isabela de Fátima Fogaça e Teresa Cristina de Miranda Mendonça.

A publicação faz parte das atividades de cooperação entre instituições acadêmicas e agrega referências às pesquisas sobre temáticas importantes, para os cursos de Bacharelado em Turismo e para a Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da UFRRJ.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa e Comunicação do IM/UFRRJ