II Semana Rural vai trazer a comunidade da Baixada e região para dentro da UFRRJ

Entre os dias 3 e 9 de junho, acontecerá na UFRRJ, câmpus Seropédica, a Semana Rural, o maior evento de extensão da Universidade.

A UFRRJ vai oferecer uma semana repleta de atividades artísticas, científicas, culturais, educativas, esportivas, sociais e tecnológicas, para toda a comunidade da Baixada Fluminense e entorno.

A edição de 2024 já superou todas as expectativas. O número de minicursos voltados a trabalhadores urbanos e rurais, além de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio já ultrapassa a edição anterior – são 4 mil alunos cadastrados e 100 minicursos ofertados. Além da qualificação profissional e a visita de alunos da região da Baixada e entorno, o evento conta com outras atividades de extensão, como o festival de pipas, exposição de carros antigos, visita a uma minifazenda, feira de produtos orgânicos, visita aos museus da UFRRJ, atrações musicais e muito mais. Os cursos são direcionados aos trabalhadores urbanos e rurais; já as outras atrações estão disponíveis para toda a comunidade.

Escolas de Ensino Fundamental e Médio poderão ainda participar do Circuito Escolar, que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho, no câmpus de Seropédica da UFRRJ. Os estudantes são moradores dos municípios de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Mangaratiba, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Seropédica, Vassouras e Volta Redonda. Para eles, serão oferecidas diversas atividades, tais como: visita educativa a uma minifazenda instalada em frente ao prédio principal da Universidade; apresentação dos cursos técnicos e de graduação; mostras artísticas, científicas e culturais, além de visitação a museus.

Um dos principais objetivos da Semana Rural é unir a comunidade universitária e o público externo em uma experiência única de vivência no campo, com lazer e imersão no ambiente universitário. Representa também um esforço da UFRRJ em fortalecer os laços com a comunidade local e demonstrar seu potencial em diversas áreas de conhecimento.

Primeira Semana Rural em números

A primeira edição da Semana Rural, realizada em 2023, superou todas as expectativas. Com previsão inicial de oferta de 20 a 30 atividades educacionais, a UFRRJ acabou oferecendo 88 minicursos e 50 ações de extensão. Mais de 1000 servidores públicos estiveram envolvidos no evento, que atraiu um público circulante de aproximadamente 30 mil pessoas durante toda a semana do evento. Na edição de 2024, esses números estão ampliados, o que condiz com a expectativa de tornar a Semana Rural uma marca registrada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Acompanhe a atividade da Semana Rural nas mídias sociais: Instagram Site

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)