A professora Isabela Fogaça, do curso de Turismo do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e coordenadora geral do Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde, foi convidada para palestrar no II Seminário Municipal de Turismo de Duque de Caxias, que aconteceu no dia 26 de setembro de 2023.
Em sua fala, Isabela abordou a importância do Inventário da Oferta Turística, como instrumento de planejamento do turismo, além de ressaltar a necessidade de sensibilização do setor público, privado e sociedade civil quanto à relevância da atividade turística.
O Inventário da Oferta Turística do município de Duque de Caxias foi realizado em 2019 pelo Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde; no entanto, devido a pandemia de COVID-19, muitos serviços de apoio ao turismo, equipamentos de lazer e atrativos encerraram as atividades. Deste modo, a atualização do Inventário se fez necessária.
Em agosto de 2023, deu-se início ao processo de atualização do Inventário, com a equipe de voluntários do Observatório e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. O andamento do processo também foi abordado durante a palestra.
Além da presença de Isabela Fogaça, representando a UFRRJ e o Observatório, o evento contou com Flávia Domingos, do Conselho Regional de Contabilidade, Prof. Antônio Augusto, representando o Museu Vivo do São Bento, Wellington Menghini, subsecretário de Agricultura do município de Duque de Caxias e Luiz Henrique Lima Rocha do Jeep Mazzaropi. Ao final do evento, houve uma apresentação do Museu Vivo da Capoeira.
Texto: Gabriella Sena de Lima
Fotos: Observatório de Turismo de Lazer da região turística Baixada Verde